domingo, 16 de maio de 2010

Religiosidade Grega- por Isabela

Os gregos organizavam vários cultos públicos em homenagem as suas divindades.

O desenvolvimentoda cultura grega teve grande influencia da religiosidade. Os gregos eram politeístas, sendo cada um de seus deuses portadores de poderes sobrenaturais e heróis que transitavam entre os Cosmos e a Terra.

Os deuses gregos eram quase humanos, tinham todas as emoções humanas, desde a raiva e os desejos de vingança até o amor e a compaixão. Eram considerados imortais, praticamente não adoeciam e não se machucavam e se comunicavam, com os seres humanos camuflados de gente.

Conta a história, que Gaia (a Terra) e Urano (o céu) se uniram e, com isso, deram origem aos gigantes, ciclopes e titãs. Cronos, um dos mais jovens titãs,tomou o controle dos céus de se pai e devorou todos os seus filhos para se tornar o único podereso. No entanto, Rea, mulher de Cronos, escondeu em uma caverna na ilha de Creta, seu filho Zeus.

Quando adulto, Zeus obrigou seu pai a regurgitar todos os seus irmãos que haviam sidos comidos e, juntos, conseguiram aprisionar Cronos no inferno e dividiu o controle de todo o universo com seus irmãos. Deméter se tornou deusa da Terra; Poseidôncuidava dos mares; Hades foi empossado como deus dos infernos; e Hera tornou-se a esposa de Zeus, o deus supremo de todos oos deuses.

Estas histórias foram transmitidas, de geração para geração chegando até nós e influenciando até mesmo o Cristianismo, que se inspirou na figura de Zeus, para criar a imagem de Deus cristão - um velho de barbas sentado no trono e de lá regendo o Universo.

As informações deste universo mitológico estão nas Lendas Homéricas, como a ''Odisséia'' a "A Ilíada", de Homero datadas do sécilo VIIIa.C., embora seja possível detectar traços destas crenças em períodos anteriores.




Fontes: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/religiosidae-grega.htm

http://www.infoescola.com/mitologia/mitos-gregos/




Aluna:Isabela A. Ferrandez 6°F n°13

Nenhum comentário:

Postar um comentário