Bem vindo ao blog de estudo da equipe 6, curta nossas informações sobre a arte no mundo!
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Atena deusa da sabedoria e da justiça
Filha de Zeus e Métis. Quando Métis estava grávida de Atena, Urano e Gaia previram que o segundo filho do casal seria mais forte que o pai e acabaria por destroná-lo. Zeus com medo de ter o mesmo destino que o pai Crono, decidiu engolir sua esposa. Quando acabado o período de gestação, Zeus teve uma terrível dor de cabeça. Hefesto foi convocado a sua presença e com um golpe partiu o crânio de Zeus.
Feito isso satou de sua cabeça Atena vestida com uma brilhante armadura e brandindo sua lança e soltando gritos de guerra. Atena era uma excelente estrategista.
Na briga entre Atena e Posídon na disputa pelo nome da cidade de Atenas, Cécrope determinou que cada qual produziria algo novo para a cidade e o povo escolheria a melhor invenção, Posídon fez uma fonte de água salgada e Atena criou a oliveira. O povo escolheu a invenção de Atena dando a cidade o nome de Atenas.
Vários templos foram lhe consagrados, mas o maior e mais conhecido foi Partenon. Na guerra dos troianos e dos gregos, aliou-se ao gregos que lutavam em defesa da fidalidade e de da honra nos ideias que ela se identificava.
Ela ensinou aos homens a arte de fiar e bordar a arte de domar os cavalos. Criou a flauta e inventou o leme. Inventou a quadriga e criou inumeros instrumentos agriculas.
Natália 6F nº 23
Fontes: Barsa, www.algosobre.com.br , wikipédia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário