terça-feira, 25 de maio de 2010

A lenda de Rômulo e Remo , a fundação da Roma






SARAH JIN HEE KIM Nº29 6F


A loba do Capitólio, Museu dos Conservadores, Roma



Depois de ter combatido varosamente na defesa de Tróia ,vencido pelos Arqueus, Eneias fugiu da sua cidade natal juntamente com a mulher Creusa,o filho Ascânio e o seu velho pai.Após várias peregrinações pelo Mediterrâneo,aportou a Costa do Lácia.Aqui Ascânio(filho de Eneias), terá fundado a cidade de Alaba Longa e sido o seu primeiro rei.
A contenda pela sucessão ao trono de Alba Longa terá dado origem à série de acontecimentos que terminaram com a fundação de Roma.


Rômulo e Remo, oleo sobre tela,
Pieter Paul Rubens, 1615-1616, Pinacoteca Capitolina, Roma


No início do século VII a.C. , os dois filhos do rei P roca,Numitor,o legítimo gerdeiro do trono,e Amúlio , disputaram a sucessão ao trono .Amúlio, não só destronou Numitor, como privou de descendência , obrigando a sua filha , Reia Sílvia, a entrar ao grupo das Virgens Vestais, que eram votadas à castidade.O deus Marte , apaixonado por ela,uniu-de-lhe e fez com que ela gera-se dois gêmeos ,Rómulo e Remo.
Nas suas veias corria o sangue se Eneias e a sua descendêcia provinha de Marte e Vênus.
Ao nascerem , Amúlio , lançou os bebês às correntes do rio Tibre,para que as suas águas engolissem aqueles que um dia poderiam tornar-se perigosos rivais.Mas,as águas devolveram os gemêos a terra,no sopé do Platino,sendo encontrados por uma loba que os amamentou.
Um pastor do lugar,Fástulo ,recolheu-os na sua habitação até á idade adulta.Já adultos, Rómulo e Remo,tormaram consciência, por forma causal da sua ascendência real,voltaram a Alba Longa, coltaram ao sopé do Paladiino para aí fundarem uma nova cidade.
Rómulo foi desafiado a dar o próprio nome à cidade futura e tornar –se rei,fez então um sulco por volta da colina, demarcando o Pomerium,recinto sagrado da nova cidade.Remo, enciumado por não ser o escolhido,escarneceu do irmão e,num salto,atravessou o sulco sendo morto por Rômulo,que o enterrou no Aventino.





fonte:marfaber.vilabol.uol.com.br

domingo, 23 de maio de 2010


MITOS GREGOS.


O autor do livro MITOS GREGOS, Eric A.Kimmel diz que os mitos gregos são mais importantes do que muita gente imagina. Diz que em primeiro lugar as histórias são muito bonitas e que antes de serem escritas os pais já contavam aos seus filhos e que os temas dessas histórias são os heróis que se lançam em uma busca perigosa , as heroínas que lutam para ir além do que suas culturas permitem, as pessoas que ambicionam demais e fracassam, que todos esses temas são assuntos de filmes que assistimos e de livros que lemos hoje em dia. E segundo lugar porque os mitos estão presentes na nossa liguagem do dia a dia, tais como,"caixa de pandora", "narcisismo", "fio de Ariadne". E emterceiro lugar que os mitos estimulam nossa imaginaçâo e nos inspiram a correr atrás de nossos sonhos.


Está em cartaz nos cinemas um filme chamado "Furia de Titãns", uma refilmagem do filme orinal de 1981 que assisti muitas vezes em video. Gostei muito e me fez gostar de mitologia grega e quando vi este livro na livraria pedi pros meus pais comprarem pra mim.


Beatriz - n.3, 6F

Fonte: Mitos Gregos - Recontados por Eric A. Kimmel - Ilustrados por Pep Montserrat

MITOLOGIA GREGA

É o estudo dos conjuntos das narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos. Explicam as origens do mundo e as aventuras de uma variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e criaturas mitológicas.


Alguns dos deuses são : Zeus (foto ), Hera,Demeter,Apolo,Atemis,Atena,Hermes ,Afrodite ,Ades, Hefesto, Poseidon,Ares e Dionisio.
Alguns mitos: Prometeu, A caixa de Pandora, Perséfone e Ades, Eco e Narciso, Aracne, Pigmaleão e Galatéia, Rei Midas e o toque de ouro, Orfeu e Euridíce, Jasão e o velocino de ouro,Dédalo e Ícaro, Teseu e o Minotauro e Perseu e Medusa.


Esses são alguns dos deuses e mitos que aparecem nas histórias da mitologia grega.


Beatriz - n. 3 - 6F


Fonte: Wikipédia, Mitos Gregos de Eric A. Kimmel

terça-feira, 18 de maio de 2010

Religião e mitologia romana

Em Roma Antiga, antes do surgimento do cristianismo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes deuses, apesar de serem imortais, possuíam características de comportamento e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os romanos antigos. De acordo com este povo, as divindades decidiram a vida dos mortais. Netuno era o de maior importância, considerado a divindade suprema do panteão romano. Cada entidade divina representava forças da natureza ou sentimentos humanos. Esta religião foi absorvida do panteão grego duarante a invasão e conquista da Grécia pelo império romano. Os romanos modificaram apenas os nomes dos deuses.

deuses romanos Apolo = Deus do Sol

[hestia.jpg]Hestia = Deusa do fogo e da lareira.

Isabela Mayumi n°14 6°F

domingo, 16 de maio de 2010

Religiosidade Grega- por Isabela

Os gregos organizavam vários cultos públicos em homenagem as suas divindades.

O desenvolvimentoda cultura grega teve grande influencia da religiosidade. Os gregos eram politeístas, sendo cada um de seus deuses portadores de poderes sobrenaturais e heróis que transitavam entre os Cosmos e a Terra.

Os deuses gregos eram quase humanos, tinham todas as emoções humanas, desde a raiva e os desejos de vingança até o amor e a compaixão. Eram considerados imortais, praticamente não adoeciam e não se machucavam e se comunicavam, com os seres humanos camuflados de gente.

Conta a história, que Gaia (a Terra) e Urano (o céu) se uniram e, com isso, deram origem aos gigantes, ciclopes e titãs. Cronos, um dos mais jovens titãs,tomou o controle dos céus de se pai e devorou todos os seus filhos para se tornar o único podereso. No entanto, Rea, mulher de Cronos, escondeu em uma caverna na ilha de Creta, seu filho Zeus.

Quando adulto, Zeus obrigou seu pai a regurgitar todos os seus irmãos que haviam sidos comidos e, juntos, conseguiram aprisionar Cronos no inferno e dividiu o controle de todo o universo com seus irmãos. Deméter se tornou deusa da Terra; Poseidôncuidava dos mares; Hades foi empossado como deus dos infernos; e Hera tornou-se a esposa de Zeus, o deus supremo de todos oos deuses.

Estas histórias foram transmitidas, de geração para geração chegando até nós e influenciando até mesmo o Cristianismo, que se inspirou na figura de Zeus, para criar a imagem de Deus cristão - um velho de barbas sentado no trono e de lá regendo o Universo.

As informações deste universo mitológico estão nas Lendas Homéricas, como a ''Odisséia'' a "A Ilíada", de Homero datadas do sécilo VIIIa.C., embora seja possível detectar traços destas crenças em períodos anteriores.




Fontes: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/religiosidae-grega.htm

http://www.infoescola.com/mitologia/mitos-gregos/




Aluna:Isabela A. Ferrandez 6°F n°13