Bem vindo ao blog de estudo da equipe 6, curta nossas informações sobre a arte no mundo!
sexta-feira, 19 de março de 2010
Religiosidade Egípcia
quinta-feira, 18 de março de 2010
Os deuses do antigo Egito, foram faraós que reinaram no período Pre Dinástico . Assim, os mitos foram inspirados em histórias que aconteceram de verdade, milhares de anos antes de sua criação.
Os deuses egípicios eram representados sob forma humana ou sob forma de animais ,considerados sagrados. O culto de tais animais era um aspecto importante da religião popular dos egipicios . Os teologos oficiais afirmaram que neles encarnava-se uma parcela das forças espirituais e da de um ou mais deuses .
quarta-feira, 17 de março de 2010
Història do Egito Antigo
terça-feira, 16 de março de 2010
Escrita egìpicia
domingo, 14 de março de 2010
Origens e características:
As raízes da religião egípcias encontram-se nas aldeias neolíticas, anteriores à organização do Estado. Como a maioria dos povos primitivos, os primeiros egípcios tinham uma atitude de respeito em relação aos fenômenos da natureza- o Sol, a Lua, o Nilo - e às características marcantes dos animais - a ferocidade do leão, a força do crocodilo, etc. As primeiras divindades que surgiram eram quase sempre representadas sob a forma de um animal. Os egípcios veneravam especialmente o Sol: devem ter percebido que a vida depende dele e o adoravam sob vários nomes e diversos cultos. À medida que foram aprendendo a dominar a natureza, passaram a valorizar as qualidades humanas e o antropomorfismo - concepção dos deuses sob a forma humana - apareceu na religião egípcia, algum tempo antes do advento da primeira dinastia.
Os egípcios eram politeístas. Cada nomo possuía o seu próprio deus, - senhor do lugar -, freqüentemente associado a um animal, enfeixando atribuições e poderes diferentes. Apenas as cerimônias do culto, executadas pelos altos sacerdotes, eram semelhantes para os diversos deuses. Quando uma cidade se tornava importante politicamente, o deus local tendia a aumentar de prestígio e o seu culto crescia. Assim ocorreu com o deus Ra de Heliópolis, o Ptah de Mênfis, o Hórus-Falcão do Delta, o Amon-Ra de Tebas, o Ibis-Tot de Hermópolis.
Isabela Mayumi n° 14 6F
terça-feira, 2 de março de 2010
Antiga Religião Egipcia
Os egípcios na sua religiosidade, foram politeístas, depois, passaram para uma fase monoteísta, isto é, adoravam um só Deus. Voltaram a ser politeístas ou seja, adoravam muitos Deuses, inclusive muitos animais como o gato, o crocodilo e o boi. Os Deuses podiam ser representados também em figura animal e humana chamada de antropozoomórfica.
Os Deuses eram considerdos muito sábios, com muitas mágias por isso eram considerados poderosos mas também, apresentando os vícios e virtudes do homem.
Os egípcios tinham vários deuses como Rá, Anúbis, Amon, Maat entre outros. O Deus mais importante foi o Rá, Deus do Sol. Este foi o sitema dominante de crença dando imortalidade ao Estado e ao povo.
Para os egípcios, a morte só separava o corpo da alma. Eles acreditavam que a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe a moradia, era preciso então, conservar o corpo, e para isso os egípcios se aperfeiçoaram na técnica da mumificação.