sexta-feira, 19 de março de 2010

Religiosidade Egípcia

No Egito primitivo, a vida religiosa era essencialmente local: cada grupo venerava o deus de seu povoado e depois aquele que reinava sobre a metrópole de sua província ou nomo. Os nomes possuíam "insígnias", símbolos de divindades representando animais, plantas ou objetos. O Egito (como todos os povos da Antiguidade) divinizou as forças da natureza e os elementos (animados ou não) do universo, para prestar homenagem aos seus benefícios ou para conciliar-se com sua eventual agressividade.

quinta-feira, 18 de março de 2010

MITOLOGIA EGÍPICIA



Os deuses do antigo Egito, foram faraós que reinaram no período Pre Dinástico . Assim, os mitos foram inspirados em histórias que aconteceram de verdade, milhares de anos antes de sua criação.
Para a cultura do antigo Egito, o casamento tinha o sentido compiemeniaridade, unir céu e terra, seco e úmido , por essa razão diversos deuses eram irmaõs que se casavam entre si .
Osiris foi o primeiro faraó e que com o passar do tempo foi divinizado . Seu reinado em vida marcou uma época de posteridade e ao morrer passou a ser soberano do reino dos mortos .
Os deuses egípicios eram representados sob forma humana ou sob forma de animais ,considerados sagrados. O culto de tais animais era um aspecto importante da religião popular dos egipicios . Os teologos oficiais afirmaram que neles encarnava-se uma parcela das forças espirituais e da de um ou mais deuses .
Deve ser entendido que o deus não residia em cada vaca ou cada crocodilo. O culto era dirigido a um só individuo da espécie , escolhido de acordo com determinados sinais e entronizado num recinto especial . Ao morrerem ,os animais sagrados eram cuidadosamente mumificados e sepultados em cemitérios exclusivos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Història do Egito Antigo




Como a região è formada por um deserto Saara, o rio Nilo ganhou uma extrema importância para egípcios.O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos)de mercadorias e pessoas.As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber,pescar e fertilizar as margens,nas épocas de cheias,favorecendo a agricultura.


Sarah Jin Hee Kim n 29 6f equipe 6

terça-feira, 16 de março de 2010

Escrita egìpicia







A escrita egípcia também foi algo importante para este povo,pois permitiu a divulgação de ideias,comunicação e controle de impostos.Existiam duas formas principais de escrita:a escrita demotica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano)e a hieroglica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos).As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó,rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores.Uma espécie de papel chamado de papiro, que era produzido a partir de uma nome produzido de uma planta de mesmo nome,também era utilizado para registrar os textos.






Sarah Jin Hee Kim n29 6f

domingo, 14 de março de 2010

Origens e características:

As raízes da religião egípcias encontram-se nas aldeias neolíticas, anteriores à organização do Estado. Como a maioria dos povos primitivos, os primeiros egípcios tinham uma atitude de respeito em relação aos fenômenos da natureza- o Sol, a Lua, o Nilo - e às características marcantes dos animais - a ferocidade do leão, a força do crocodilo, etc. As primeiras divindades que surgiram eram quase sempre representadas sob a forma de um animal. Os egípcios veneravam especialmente o Sol: devem ter percebido que a vida depende dele e o adoravam sob vários nomes e diversos cultos. À medida que foram aprendendo a dominar a natureza, passaram a valorizar as qualidades humanas e o antropomorfismo - concepção dos deuses sob a forma humana - apareceu na religião egípcia, algum tempo antes do advento da primeira dinastia.

Os egípcios eram politeístas. Cada nomo possuía o seu próprio deus, - senhor do lugar -, freqüentemente associado a um animal, enfeixando atribuições e poderes diferentes. Apenas as cerimônias do culto, executadas pelos altos sacerdotes, eram semelhantes para os diversos deuses. Quando uma cidade se tornava importante politicamente, o deus local tendia a aumentar de prestígio e o seu culto crescia. Assim ocorreu com o deus Ra de Heliópolis, o Ptah de Mênfis, o Hórus-Falcão do Delta, o Amon-Ra de Tebas, o Ibis-Tot de Hermópolis.

Isabela Mayumi n° 14 6F

terça-feira, 2 de março de 2010

Antiga Religião Egipcia



Os egípcios na sua religiosidade, foram politeístas, depois, passaram para uma fase monoteísta, isto é, adoravam um só Deus. Voltaram a ser politeístas ou seja, adoravam muitos Deuses, inclusive muitos animais como o gato, o crocodilo e o boi. Os Deuses podiam ser representados também em figura animal e humana chamada de antropozoomórfica.
Os Deuses eram considerdos muito sábios, com muitas mágias por isso eram considerados poderosos mas também, apresentando os vícios e virtudes do homem.

Os egípcios tinham vários deuses como Rá, Anúbis, Amon, Maat entre outros. O Deus mais importante foi o Rá, Deus do Sol. Este foi o sitema dominante de crença dando imortalidade ao Estado e ao povo.
Para os egípcios, a morte só separava o corpo da alma. Eles acreditavam que a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe a moradia, era preciso então, conservar o corpo, e para isso os egípcios se aperfeiçoaram na técnica da mumificação.
Os egípcios adoravam o faraó como a um Deus, a quem pertenciam todas as terras do país e para quem todos deveriam pagar tributos e prestar serviços por isso o governo era uma monarquia considerada de origem divina, ou seja teocrática.
Aluna:Isabela A. Ferrandez n°13 Fonte:http://www.culturabrasil.pro.br/egito.htm