sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Rá, o deus dos deuses



Entre todos os deuses do panteão egípcio, sem dúvidas, Rá também chamado indiferentemente como Re- ocupava um lugar priviligiado, tanto na hierarquia divina como no coração do povo. Na sua tripla manifestação, Rá iluminava com seus raios a glória de uma civilização que lhe rendia homenagens como se fossem seus filhos, os poderosos faraós.

Como na maioria das civilizações, o astro rei tem uma relação muito estreita com o panteão. No egito existiram diversos deuses relacionados com o sol, mas, sem dúvidas, Rá foi o mais significativo. Sua importânciase desenvolveu principalmente no Império Novo. Os faraós o incluíam em seus nomes e aconteceu uma forte solarização do restante dos deuses, alcançando seus sacerdotes uma grande importância.

Nas suas apresentações costumava a aparecer com cabeça de animal,normalmente um carneiro, ou um falcão.

A lenda do deus-Sol

Os egípicios atribuíam a este deus a criação do universo e de todas aquelas coisas que nele se encontravam. Rá segundo a teogonia heliopolitana, surgio do oceano primordial, no qual era conhecido como Atum, onde se encontrava protegido no interior de uma flor de lótus, emergindo do Num sobre uma colina e criando, assim, um mundo sem necessidade de mulher. A partir de suas lágrimas, criou os dois primeiros deuses: Shu e Tefnut, que tiveram dois filhos, Geb e Nut, pais de Isis, Osíris, Seth e Nephtis.

Rá reinou durante anos no mundo terrestre até que decidiu ceder poder aos homens e elevou-se aos céus. Em seu percurso empregou duas barcas, uma diurna e outra noturna, com as quais, desde então, Rá sairia a cada manhã para iluminar a Terra e retornaria a cada noite.

Rá teve que lutar com seu pior inimigo, a serpente Apofis que tentava impedir sua saída a cada manhã para iluminar a Terra e que, desde as águas primordiais,tentava dar morte ao rei do Sol usando-se das piores artimanhas. Porém, vencida pelos deuses, que apoivam incondicionalmente Rá, sempre era desterrada para os abismos.


Natália Nara Park Andrade n 23 6f fonte: Egito Deuses e Faraós

Um comentário: